Saúde

Unidade Especializada da Covid-19 começa a funcionar em Santa Rosa

Às 7h deste sábado a Unidade Dom Bosco especializada em doenças respiratórias e coronavírus entrou em funcionamento. Saiba quais atendimentos são prestados no local.

Publicado em 28/03/2020 09h39 - Atualizado há 2 meses - de leitura
Leitos de UTI estão prontos para receberem possíveis pacientes da Covid-19 / Foto: Divulgação

Abriu as 07h deste sábado, 28, a Unidade Dom Bosco Especializada em Doenças Respiratórias e Coronavírus. Trata-se de uma estrutura especializada, para serviços ambulatoriais e clínicos, com 20 leitos para internação e isolamento, mais 10 de UTI e que conta com cerca de 100 profissionais de saúde.

A iniciativa é uma parceria entre Hospital Vida & Saúde, Fundação Municipal de Saúde-FUMSSAR e Governo do Estado, através da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde – 14ª CRS. Para viabilizá-la a Justiça de Santa Rosa, através da juíza Vanessa Lima Medeiros Trevisol, destinou R$ 125 mil, recurso oriundo das penas alternativas. Já a Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais R$ 219 mil para as atividades ambulatoriais.

No local serão prestados atendimentos às pessoas que estiverem com sintomas de gripe. Tudo que possa estar relacionado ao coronavírus será concentrado no Dom Bosco. Já as pessoas que viajaram recentemente e que estiverem com sintomas devem continuar fazendo contato primeiro com a Fundação pelo número: 99616-0074. O plano de atendimento do hospital com o estado é para a região macro missioneira que inclui as regiões de Santa Rosa, Santo Ângelo e Ijuí.

A estrutura conta ainda com todo o suporte do Hospital Vida & Saúde, que é quem opera o serviço. Se algum caso de coronavírus ocorrer em criança com menos de 12 anos, esta será encaminhada à UTI Pediátrica do Vida & Saúde, já preparado para recebê-la e isolá-la. O Hospital ainda colocou à disposição do estado possibilidade de ampliar mais 10 leitos de UTI adulto.

A estrutura do antigo Hospital Dom Bosco

A estrutura do antigo hospital Dom Bosco, que está em processo de leilão, foi cedida pela Justiça do Trabalho de Santa Rosa para uso específico do tratamento da pandemia. A cedência foi assinada pela juíza, Raquel Nenê dos Santos, e a utilização se dará enquanto forem necessários os atendimentos.

Direção e o Conselho de Administração do Hospital Vida & Saúde estiveram reunidos com lideranças para colocar à disposição a instituição para atuar na prevenção e no atendimento do coronavírus.

O projeto foi logo encaminhado para o estado. “Após uma decisão do Conselho e da Direção decidimos agilizar o processo para colocar a Unidade o quanto antes em funcionamento. Confiamos que estamos fazendo o melhor para a comunidade e que com certeza teremos o apoio da união, do estado e dos municípios. Neste momento temos que pensar nas vidas e precisamos estar com tudo pronto para poder oferecer o melhor atendimento para a comunidade”, destacou Rubens Zamberlan presidente do Hospital Vida & Saúde.

Neste primeiro momento está no plano do estado, para Santa Rosa, 10 leitos de UTI Adulto e 20 leitos clínicos. Higienização, nutrição, farmácia, enfermagem, infraestrututra, informática, enfim profissionais de todas as áreas, estão atuando desde a última semana para que os trabalhos iniciassem hoje. Segundo a Diretora Geral, Vanderli de Barros, “todos nossos funcionários trabalharam incansavelmente para que isso acontecesse. Estamos contando com apoio de todos, pois nossas unidade no Vida & Saúde segue com atendimento normal e também precisam de nossa atenção, por isso, todos nesse momento, estão dando o seu máximo”, afirmou.

Leitos de UTI estão prontos para receberem possíveis pacientes da Covid-19/Foto: Divulgação São 20 leitos para internação, como este. / Foto: Divulgação
Leitos de UTI estão prontos para receberem possíveis pacientes da Covid-19/Foto: Divulgação Equipe do Vida & Saúde, da FUMSSAR e médicos, na abertura dos trabalhos. / Foto: Divulgação
Leitos de UTI estão prontos para receberem possíveis pacientes da Covid-19/Foto: Divulgação Centro para o Covid-19 está pronto e operando. / Foto: Divulgação
Leitos de UTI estão prontos para receberem possíveis pacientes da Covid-19/Foto: Divulgação Nota informou sobre o início dos trabalhos. / Foto: Divulgação


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Sistema de Monitoramento de Santa Rosa

Zelindo Cancian entrevista no Programa Noroeste Repórter a Major Vanessa Peripolli, que fala a respeito do Monitoramento de Santa Rosa.

há 2 dias


Comercial | Gov RS - Não Podemos se Entregar pro corona

há 3 dias


Entrevista com o Deputado Federal Osmar Terra

há 3 dias