Saúde

Unidades Sentinelas já atenderam mais de 6 mil pessoas em 2021

Com três unidades em funcionamento, equipe acompanha casos suspeitos e confirmados, visando o gerenciamento de risco e acompanhamento integral dos usuários.

Publicado em 10/06/2021 12h00 - Atualizado há 3 dias - de leitura
Unidade Básica de Saúde do Bairro Centro / Foto: Jornal Noroeste

A Fundação Municipal da Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) se reestruturou com a pandemia da Covid-19. Foi necessário reformular a estrutura dos serviços de saúde, fornecendo adequada proteção aos profissionais, além da mudança organizacional. Também foram criadas unidades específicas para o atendimento das síndromes gripais: as Unidades Sentinelas. E um serviço de monitoramento de casos suspeitos e confirmados, visando o gerenciamento de risco e acompanhamento integral dos usuários.

As Unidades Sentinelas estão em funcionamento desde maio de 2020, com equipe específica e apoio das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Somente este ano, de janeiro até 31 de maio foram realizadas 6.180 consultas médicas, 6.121 testes de Antígeno, 912 testes RT-PCR e 4.306 testes Anticorpos. No total, foram 17.807 atendimentos, sem incluir as consultas de enfermagem. O município tem 03 Unidades Sentinelas, no bairro Cruzeiro, Centro e na Vila Agrícola. Outro novo serviço, foi a Equipe de Apoio e Monitoramento a Pandemia Covid-19. Este, conta com uma equipe multidisciplinar que acompanha os casos suspeitos e positivos remotamente, com orientações, agendamento de testes, realização de encaminhamentos, além da alta do paciente.

O presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, destaca o empenho de todas equipes. “Através deste serviço de monitoramento, onde o usuário é geralmente contatado a cada 48hs, conseguimos acompanhar o quadro do paciente e orientar de maneira correta como evitar que o vírus se espalhe. Nossas equipes estão todas muito empenhadas”.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

Parede de casa desaba após chuva forte em Santa Rosa

A parede de uma casa desabou depois de uma forte chuva na madrugada desta quinta-feira (10), na Rua 16 de Abril, Vila Oliveira, em Santa Rosa (RS).

há 3 dias


Chuva provoca alagamentos em Santa Rosa

há 3 dias


Forte chuva de granizo assolou Tucunduva

há 4 dias