Trânsito

Em abril entra em vigor a nova lei da cadeirinha

De acordo com o novo texto do CTB, aumenta de 7 para 10 anos a idade de crianças que devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro em assento de elevação.

Publicado em 22/02/2021 13h47 - Atualizado há 2 semanas - de leitura
Crianças de até 10 anos com menos de 1m45cm devem sentar no banco traseiro com assento elevado ou o condutor será multado / Foto: Reprodução / Internet

O novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que passa a valer a partir do dia 12 de abril, impõe mudanças na Lei da Cadeirinha para o transporte de crianças no carro. Conforme o novo texto, aumenta de 7 para 10 anos a idade de crianças que devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro em assento de elevação. A exceção são as crianças que atingirem 1,45m antes da idade limite. Estas poderão ser transportadas no banco traseiro do veículo, com cinto de segurança. 

A lei que prevê as mudanças foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro de 2020. “Art. 64. As crianças com idade inferior a 10 (dez) anos que não tenham atingido 1,45m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, salvo exceções relacionadas a tipos específicos de veículos regulamentadas pelo Contran. Quem for flagrado descumprindo a regra estará sujeito a multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira. O carro também poderá ser apreendido até a regularização da situação.

Outras alterações que entram em vigor em 12 de abril são mudanças na validade da CNH, na pontuação por infrações, e lei do uso dos faróis durante o dia nas rodovias do País.



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS



Top Vídeos

:: assista aos destaques

O que fecha e o que pode abrir?

Podcast Noroeste deste sábado (27) com os jornalistas Jardel e Luciano, atualizando as principais informações referente a bandeira preta na região.

há uma semana


Unidade Dom Bosco chega a 100% de ocupação da UTI

há uma semana


Situação dos leitos de UTI na Unidade Dom Bosco

há uma semana