Saúde

Santa Rosa tem caso confirmado de coronavírus

Trata-se de um jovem de 31 anos que veio do exterior, onde sua família reside, e manifestou os sintomas há uma semana. Informação do primeiro teste positivo para Covid-19 do município foi divulgada em coletiva da Fundação nesta sexta (27).

Publicado em 27/03/2020 07h23 - Atualizado há 4 anos - de leitura
Santa Rosa registra o primeiro caso confirmado de coronavírus /Foto: Agência Brasil

Na manhã desta sexta-feira (27), a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) realizou coletiva de imprensa para anunciar o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no município. O homem de 31 anos teve sua identidade preservada.

O paciente, que testou positivo para a doença causada pelo coronavírus (COVID-19), realizou a coleta de material para exames laboratoriais no dia 20 de março. O resultado dos exames foi divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) na manhã desta sexta-feira (27).

De acordo com a Fundação, após apresentar sintomas, o jovem passou a ficar em isolamento domiciliar. Trata-se de um caso importado, de paciente que esteve no exterior, onde reside com sua família, porém, o país não foi revelado pela FUMSSAR, somente que é da Europa. O paciente chegou em Santa Rosa no dia 15 e desde então, passou a ser monitorado, conforme informa a Fundação.

Para justificar a não revelação do país de residência do paciente, a Fundação explicou que é um país para o qual poucos santa-rosenses viajam, e informar o destino poderia revelar a identidade do paciente. Segundo a Diretora de Atenção Básica da Fundação, Alice Klein, está sendo seguido um protocolo do Ministério da Saúde e o paciente não será exposto.

A FUMSSAR informou ainda que o paciente passa bem e que não há registro de transmissão local. O Coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Rosa, Anselmo Loureiro dos Santos, disse que a confirmação já era esperada para algum momento e pediu que a população mantenha as medidas protetivas. 

Delcio Steffan, presidente da FUMSSAR, afirmou que as medidas de contenção de aglomeração são mantidas através de decreto de calamidade pública. “Estamos na primeira fase, nos próximos dias poderemos ter pacientes internados. Estamos viabilizando a estrutura para garantir atendimento”, destacou.

Na noite desta quinta (26), a Fundação emitiu um Boletim Oficial à 19h, informando que o município registrava 15 notificações, das quais, 6 haviam sido descartadas e 9 aguardavam resultados de exames laboratoriais. O caso confirmado teve seu teste positivo informado pelo Estado após a divulgação do boletim. O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, relatou que foi informado do caso por volta da meia-noite, através das autoridades de saúde do município.

A coletiva realizada nas manhã contou com a presença de autoridades da Prefeitura Municipal, incluindo o vice-prefeito Luís Antonio Benvegnú, Fundação e 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram



Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS


NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 15 horas

28/03/2024

há 18 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

NTV

Vídeos recomendados

CONTAGEM REGRESSIVA: faltam 50 dias para a FENASOJA 2024

há 15 horas

28/03/2024

há 18 horas

Lançamento oficial da Fenasoja 2024

ontem

27/03/2024

há 2 dias

Programação da Semana Santa na Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus

há 3 dias

Conheça a programação da Semana Santa de Tuparedi

há 3 dias

Conheça os benefícios da Água Kangen

há 3 dias

Amanhã tem Feira do Peixe em Santa Rosa

há 3 dias

Utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência no website. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade e com nossos Termos de Uso.
CONCORDO