Palestra “A Igreja e a Era da Inteligência Artificial” propõe reflexão sobre fé, tecnologia e ética em Santa Rosa, RS
Evento na IECB Cruzeiro, no dia 26 de novembro, abordará como a Igreja pode se relacionar com a Inteligência Artificial e seus impactos sociais e pastorais.
Publicado em 17/11/2025 03h40 - Atualizado há uma semana - 3 min de leitura
A rápida ascensão da Inteligência Artificial (IA) está transformando profundamente a sociedade, influenciando a economia, a ciência e o modo de viver das pessoas. Diante dessa nova realidade, surge uma questão essencial: qual é o papel da Igreja cristã neste cenário tecnológico em constante evolução? É com essa provocação que será realizada, no dia (26) de novembro, a palestra “A Igreja e a Era da Inteligência Artificial: um diálogo crítico de como a Igreja pode se relacionar com a IA”, na Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB) de Cruzeiro, em Santa Rosa, RS.
O evento, gratuito e aberto à comunidade, inicia às 19h30 e se estende até as 22h, com transmissão ao vivo pela página do Facebook do acadêmico Neimar Plack Brauwers, organizador e palestrante da noite. Mestre em Teologia pela FTSA e doutorando do Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) da UFSCar, Neimar é pastor e pesquisador com foco na relação entre fé, tecnologia e ética contemporânea.
A palestra propõe um diálogo crítico sobre como a Igreja pode e deve se posicionar diante da Inteligência Artificial, tendo como base teórica o campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) — que considera que a produção e o uso da ciência e da tecnologia não são neutros, mas direcionados por valores e interesses sociais.
Entre os temas que serão abordados estão:
- O que é a Inteligência Artificial: um panorama claro e acessível;
- A relação entre Igreja, Tecnologia e Sociedade;
- A importância da análise crítica e ética diante dos avanços tecnológicos.
A programação inclui recepção, prelúdio musical com o grupo de louvor da IECB Cruzeiro, coffee break e um momento de debate com os participantes.
Além da reflexão teológica e científica, o evento também tem um caráter solidário. Durante a palestra, será realizada uma campanha de doações em prol do Lar de Idosos de Santa Rosa (ADAC). Os participantes são convidados a contribuir com alimentos não perecíveis como leite integral, café, açúcar, lentilha e sagu.
A palestra é uma realização do Pastor Neimar Plack Brauwers e da IECB de Cruzeiro, com apoio do PPGCTS (UFSCar), FTSA (Faculdade Teológica Sul Americana), FACTECON (Faculdade Teológica Congregacional).
Dúvidas: Fale com Neimar Plack Brauwers, (45) 99975-1720.