Banrisul e CCGL firmam protocolo para criação de Centro de Consultoria Agrodigital
Iniciativa apresentada na Expodireto Cotrijal prevê assistência técnica digital a produtores rurais.
Publicado em 10/03/2026 18h42 - Atualizado há 2 horas - 2 min de leitura
O Banrisul e a Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) assinaram um protocolo de intenções para a criação do Centro de Consultoria Agrodigital durante a Expodireto Cotrijal. O ato ocorreu nesta segunda-feira (9), e teve a participação do presidente do Banrisul, Fernando Lemos, do presidente da CCGL, Caio Cezar Fernandez Vianna, e do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza.
A iniciativa tem como objetivo integrar tecnologia, assistência técnica e gestão no agronegócio, oferecendo consultoria especializada a produtores rurais por meio de ferramentas digitais. O projeto prevê inicialmente a seleção de 250 produtores que serão acompanhados durante 18 meses.
Durante esse período, os participantes terão acesso a assistência técnica virtual voltada ao aprimoramento da gestão das propriedades, qualificação da produção e apoio à tomada de decisões estratégicas com base em dados e indicadores de desempenho.
O Centro de Consultoria Agrodigital pretende reunir especialistas, cooperativas e o Banrisul em um ambiente de integração tecnológica direcionado ao agronegócio. Conforme o presidente da CCGL, Caio Cezar Fernandez Vianna, a proposta busca ampliar o acesso dos produtores a informações técnicas e ferramentas digitais.
De acordo com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, o projeto utilizará a plataforma SmartCoop para conectar, gerir e acompanhar as propriedades participantes, permitindo análise detalhada das atividades produtivas e orientações sobre manejo e gestão.
O vice-governador Gabriel Souza participou do ato de assinatura e destacou a atuação do cooperativismo no agronegócio gaúcho, além da parceria entre instituições financeiras e cooperativas para ampliar o acesso dos produtores a tecnologia e assistência técnica.