Brigada Militar apresenta aplicativo 190 Digital Inclusivo
Ferramenta amplia acesso ao atendimento de emergências para pessoas com deficiência auditiva e da fala.
Publicado em 27/03/2026 13h40 - Atualizado há 35 minutos - 1 min de leitura
A Brigada Militar do Rio Grande do Sul apresentou nesta semana o aplicativo 190 Digital Inclusivo durante o South Summit Brazil, realizado em Porto Alegre.
A proposta da ferramenta é ampliar os canais de atendimento de ocorrências, que atualmente são realizados principalmente por meio de chamadas de voz. Segundo o major Arthur Moraes Júnior, o aplicativo busca incluir pessoas surdas, com deficiência auditiva e também pessoas com dificuldade de fala.
O sistema contará com interface visual, com uso de imagens, animações, texto e recursos em Libras, permitindo ao usuário indicar o tipo de ocorrência de forma mais acessível. Os registros serão encaminhados à central de atendimento em formato de texto.
Entre as funcionalidades, o aplicativo terá geolocalização e envio da localização em tempo real, além da possibilidade de compartilhamento de imagens, com o objetivo de agilizar o deslocamento das equipes.
Para utilizar a ferramenta, será necessário realizar cadastro prévio por meio do sistema GovBR, que funcionará como mecanismo de identificação e segurança.
O aplicativo está em fase de testes e, conforme a Brigada Militar, a previsão é de que esteja disponível a partir de abril nas plataformas Android e iOS.