Blog

Precisamos leitos de UTI para 550 idosos. Não temos!

Publicado em 26/03/2020 11h27 - Atualizado há 6 meses - de leitura

Acompanhei na noite da quarta-feira, 25, o pronunciamento do governador Eduardo Leite a 25 prefeitos do Estado, incluindo Alcides Vicini de Santa Rosa. Leite foi claro sobre o isolamento, afirmando que o mesmo foi solicitado para que os órgãos de saúde se preparem para encarar o problema, com estrutura e profissionais que tenham segurança para trabalhar. Tudo ficou mais claro, temos riscos graves, sim, e neste momento precisamos ficar em casa.

No mesmo caminho acompanhei a manifestação em uma rede social do enfermeiro Paulo Mix, que já atuou na UTI do Hospital Vida & Saúde. São 225 mil habitantes na região de abrangência da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, com uma população de 37 mil pessoas acima de 60 anos.

Mix reflete que se usarmos a mesma matriz chinesa e italiana, 30 % deste público irá precisar de hospitalização devido ao COVID-19, o que equivale a cerca de 11 mil pessoas e destas 5% precisarão de UTI, aproximadamente 550 pessoas. Hoje temos 20 leitos de UTI, mais 10 novos na estrutura do Dom Bosco. Então 520 pessoas ficariam sem leitos de UTI, e com grandes possibilidades de vir a óbito.

Importante também salientar que todos os outros casos continuarão precisando de leitos de UTI, isso inclui infartos, traumas, AVC, de UTI que precisariam também nesse tempo.

Agora conseguiu entender? Sei que não conseguiremos atender as 550 pessoas em UTI, mas precisamos diminuir os riscos. Então reflita os motivos de permanecermos em casa, ganhando tempo para que os órgãos de saúde pública busquem solução para o problema.

Mas e a economia? Iremos sofrer sim, já estamos sofrendo.

Últimas do Blog

VER MAIS NOTÍCIAS


Mais lidas do Blog


Top Vídeos

:: assista aos destaques

Tratamento que a população recebe da Previdência Social

O fato da semana é o descaso de alguns profissionais da Previdência Social em relação a população - Por Zelindo Cancian.

há 2 dias


O tema desta semana é o Ciúme

há 2 dias


Situação das pontes e estradas de Santa Rosa

há 3 dias