Justiça Federal manda soltar ex-prefeito de Lajeado investigado na Operação Lamaçal
Decisão do TRF4 também determinou a liberação de empresária presa na ação da Polícia Federal.
Publicado em 03/03/2026 06h09 - Atualizado há 2 semanas - 2 min de leitura
A Justiça Federal determinou, nesta segunda-feira (2), a soltura do ex-prefeito de Lajeado Marcelo Caumo, preso temporariamente na última quinta-feira (26) durante a Operação Lamaçal, da Polícia Federal (PF). Ele estava detido na Penitenciária Estadual de Canoas e foi liberado no início da noite.
A decisão foi assinada pelo desembargador Loraci Flores de Lima, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Durante a tarde, o ex-prefeito havia prestado depoimento à Polícia Federal.
A Justiça também concedeu liberdade a uma empresária presa na mesma operação. Segundo a defesa, ela deve deixar o Presídio Feminino de Lajeado na manhã desta terça-feira (3).
A Operação Lamaçal investiga suspeitas de desvio de cerca de R$ 5 milhões em recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) repassados ao município após a enchente de maio de 2024. A primeira fase da ação foi deflagrada em novembro de 2025.
Segundo a Polícia Federal, os valores estariam relacionados a três contratos firmados entre 2020 e 2024, alguns sob justificativa de situação de calamidade pública. A apuração da PF aponta indícios de direcionamento e sobrepreço na contratação emergencial de empresa para prestação de serviços na área social.
Além das prisões, a operação resultou no afastamento de uma vereadora de Encantado e de uma secretária municipal de Lajeado. O caso segue sob investigação.
Leia também:
PF prende ex-prefeito de Lajeado, RS, em operação contra desvio de verbas