Polícia Civil deflagra operação contra violência doméstica no RS
Ação estadual já resultou na prisão de 15 homens e inclui mandados, fiscalização de agressores e ações de prevenção.
Publicado em 21/01/2026 08h02 - Atualizado há 8 horas - de leitura
A Polícia Civil iniciou nesta terça-feira (20) a operação “Ano Novo, Vida Nova”, voltada ao combate à violência doméstica em todo o Rio Grande do Sul. Até a tarde da terça, 15 homens haviam sido presos em Porto Alegre, durante ações coordenadas em diferentes municípios.
A operação é conduzida pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), vinculada ao Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), e integra um plano estadual de redução da criminalidade com foco na proteção de mulheres e meninas.
Nesta etapa, estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca, incluindo apreensão de armas, além da fiscalização de agressores monitorados por tornozeleira eletrônica. A ação também envolve a verificação de denúncias anônimas e a distribuição de materiais informativos sobre a rede de apoio às vítimas.
Segundo a Polícia Civil, além da repressão, a operação busca romper ciclos de violência doméstica por meio de ações preventivas e de investigação, reforçando a atuação integrada no enfrentamento a esse tipo de crime.
